relamente o assp nao é MTA , é apenas um proxy.
Falei dele pois vc disse em instalar atraves dos docs qmail
spamcontrol.  O spamcontrol que chamou a atencao.

Com relação a instalação do MTA mesmo em servidores com load alto uso
o qmailrocks mas apenas alterando a versao de alguns
programas para as mais recentes.
Outra coisa que fiz também foi substituis o courrier pelo dovecot para
fazer imap, imap-ssl, pop e pop-ssl.
O resto é praticamente o qmailrocks mesmo.

Como estou utilizando o ASSP nao instalo o spamassassin.

Resumindo. Hoje tenho como base o qmailrocks mas alterei conforme
minhas experiencias.

Otavio Augusto