Luiz,

Mais uma vez parabéns pelo material.

Se hoje utilizo centreon foi porque li teu primeiro artigo sobre centreon em
FreeBSD.

Alguma dica de atualização, ou é melhor instalar um novo e exportar/importar
configs?

Minhas contribuições:

Rodo todos os meus Centreons (instalações dos clientes também em JAIL). Assim
será fácil
a migração pra versão nova.

Outra dica importante: Comecei a "brincar" com esta ferramenta no tempo do
NetSaint,
que acabou virando o Nagios, inspiração para o Centreon. É muito interessante
que,
configurado da forma correta, é possível manter a interface original do Nagios
funcionando,
com todo o controle dentro do Centreon. Isso é bom pra que gosta dos mapas do
Nagios.

Agora, pra quem realmente gosta de fazer mapinhas (como eu), eu recomento o
NagVis, uma ferramenta
muito boa, onde é possível construir mapas que conversam diretamente com o
banco de dados do Centreon.
Acompanho este projeto a um bom tempo, e a evolução está muito interessante.

Portanto, minha utilização sempre é NAGIOS+CENTREON+NAGVIS.

Abraço a todos!!

Rafael Mentz Aquino
LK6 Soluções em TI
Rua Domingos de Almeida, 135 sala 1102