O LDAP pode substituir o passwd em 100% do SO. (Linux e FreeBSD) ou
pelo menos quase, prefiro que usuarios de sistemas fiquei no shadow.
Ele serve para centralizar todoas as autenticações. Se o SO estiver
configurado para autenticar na base LDAP, que pode ser sim remota,
Ele tratará o usuário como se estivesse no shadow+passwd, isto fica
transparente na maioria dos casos.
No caso samba ele ja tem tudo que precisa para se comunicar 100% com o LDAP.
Eu gosto de passar todos os usuários que não são do sistema (ex.
postgres, www) para o LDAP. Fica mais fácil de administrar qdo se
tem mais de 200 usuários na rede. Agora imagine que a rede tem 10mil
usuários. Se tiver que cadastrar no LDAP e no shadow ai F*****.
Tenha em mente que o LDAP serve para centralizar todo o serviço de
Autenticação e a uma boa parte de Autorização tb.

Otavio Augusto