Em 21/07/2013 20:04, Paulo Henrique - BSDs Brasil escreveu:
> Saudações a todos.
>
> Bom, esse topico é destinado a ajuda para instalar o FreeBSD em
> Dual-boot com o Windows 8 em maquinas com UEFI e GPT, evitando utilizar
> compatiblidade legadas.
> Como o suporte ao UEFI e principalmente informações na Internet
> relacionado a como fazer tal instalação é escassa, se resume a 3 ou 4
> resultados através do Google, e as informações que coletei não foram
> suficientes para tirar diversas duvidas, assim como fazer funcionar,
> então nada melhor do que colocar um tópico somente para discutir.

> [...]
Saudações a Todos,

Estou mudando o rumo um pouco para ter um método guia mais compreensível.

Localizei tres paginas descrevendo a instalação do Slackware Linux em
ambientes UEFI com uso do elilo e principalmente do GRUB2, sendo este
ultimo o que permite multi-boot de OSs diferentes.
De inicio seguirei a respectiva logica.

Instalar o Slackware.
Instalar o GRUB2.
Configurar o grub2 para inicializar tanto o Slackware como o Windows 8.
Ai posteriormente resolvido o problema de boot em múltiplos sistemas
operacionais partir para o objetivo final instalar o FreeBSD com
UEFI+GPT usando o grub2 como o inicializador do sistema.

Ainda tenho duvidas quanto a necessidade da partição com freebsd-boot
que em discos GPT é criado, mais isso deixarei mais para frente para
analisar.
Embora a instalação de apenas o Windows 8 e o FreeBSD seja mais
agradável de momento a opção de usar o linux como o meio parece ser a
melhor opção.

Segue os links novos informando a instalação do Slackware em GPT+UEFI.
http://www.linuxquestions.org/questions/slackware-14/slackware-and-grub2-getting-a-uefi-mb-running-4175419283/
http://docs.slackware.com/howtos:slackware_admin:installing_on_uefi_hardware
http://docs.slackware.com/howtos:slackware_admin:set_up_grub_as_boot_loader_on_uefi_based_hardware

E esse ultimo é o que mais aborda o dual-boot com linux e windows.
https://help.ubuntu.com/community/UEFIBooting

Obs: Quando usei o FreeBSD através do boot legacy so conseguia usar a
VGA intel HD4000 e não a Nvidia, no freebsd quando tentava com a placa
da nvidia dava kernel panic ele até aparecia o X mais logo depois kernel
panic.
Pelo que compreendi o suporte a placa da nvidia está diretamente
relacionada a UEFI e tambem ao gmux ( lembro de ter lido algo quanto a
isso no kernel linux versão 3.2 - padrão do slackware ).

Bom vou continuar pesquisando lendo até concluir o backup e o feriado
aqui do Rio de Janeiro já esta prometendo a primeira bateria de testes.

Abraços a todos e que possuir informações relevantes por favor poste,
pois será muito útil.

--
Paulo Henrique.
BSDs Brasil - FUG-BR