2013/7/28 Gustavo Freitas <gst.frei...@gmail.com>

> Pessoal,
>
> Estou com NAS o mesmo é freenas, irei usar para armazenamento de backup
> tenho 4 discos 2 TB cada, o cliente não quer Raid, já que o mesmo é somente
> para armazenar arquivos de backup, a minha dúvida é posso o ZFS é ideal ?
>
> --
> Gustavo Freitas
> -------------------------

Meus 50 centavos...

Tenho um mantra sobre backup, que aprendi a duras penas.

"ARQUIVOS EM APENAS UM LOCAL FÍSICO E NADA/VENTO/VÁCUO/FANTASMA/PAPAI NOEL,
SÃO A MESMA COISA"

No seu caso, não usar raid é como se deparar com a seguinte situação.

- Por algum motivo cai a energia e ao re-ligar a maquina um dos discos não
volta(eles gostam de morrer nessa hora)
- Nesse mesmo dia um cliente solicita algo que já estava no backup a um
ano, e justamente nesse disco que não voltou....

Do contrário para que backup ?

Se você tem 4 discos, use um RAID 5, vai sacrificar apenas um, mas é um
sacrifício que vale a pena, pois um disco rígido e nada, são a mesma
coisa...
Acredite...um disco e nada são a mesma coia... pois a única certeza que se
tem é que ele vai morrer, pode ser daqui a 1 minuto, 1 ano, 10 anos, mas
vai.

Se você não quer gastar com placa raid, faça via software mesmo, como é
backup, pode ser mais lento...

Tem conselhos que ouvimos a vida toda mas que só damos valor quando
lembramos que já ouvimos alguém nos alertar sobre.

Boa sorte e use um raid para o seu próprio bem.

Abraços