Pessoal, caso alguém se interesse, eu fiz algumas alterações no driver
asmc para que ele reconhecesse alguns sensores do meu Mac.
Meu Mac já é meio antiguinho (mid-2009), então se alguém usa FreeBSD num
modelo mais recente vai precisar alterar o driver. É uma tarefa
relativamente simples.
Com essas modificações agora é possível acender a luz do teclado, ler os
dados do acelerômetro, ler o sensor de luz e alguns sensores de temperatura.
Não garanto que as informações dos sensores de temperatura e luz estão
corretos, os código para manipular a controladora SMC dos Macs são
fechados pela Apple, esse driver (e o do Linux, que inspirou esse (e é
em mais elegante)) foram feitos com base em engenharia reversa.

Enfim, vcs podem baixar o patch aqui:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/23276705/Patches/asmc_macbookpro55_v3.patch
Instruções aqui:
http://daniloegea.wordpress.com/2013/09/01/macbookpro55-e-freebsd-9-2-driver-asmc/

Ah sim, fiz ele num FreeBSD 9.2, mas provavelmente vai funcionar nos
anteriores tbm.