Tiago Ribeiro escreveu:
Rolou um bafafá quando o pessoal do open queria abandonar um dos ports, que
eram antigos e tinham até dificuldade de achar hardware para o modelo, não
lembro mais qual era.

Mas fico triste, esta semana eu reativei um iMac G4, ppc, fico triste pq em
breve vão desativar o suporte a esta plataforma, é lento, não tem upgrade, etc,
e em breve não tem mais suporte, é o que vai acabar acontecendo, e o bicho está
zero bala.

Mas é a tendência mesmo.
Seu post também me lembrou o vídeo sobre a obsolência programada[1]. Querendo ou não, até o programador faz isto, quando decide que manter o port XYZ para a arquitetura ABC está ficando difícil.... Eu vejo isto direto na indústria automobilistica, antes na TI era bem mais uma questão de "ter muita coisa nova fácil e barato". Hoje realmente já fazem desde cabo de mouse até O.S, passando por conectores USB, para durar um certo tempo, forçando o cara a jogar no lixo.

Junta a isto o marketing, "gourmetizando" hardwares fodásticos para o tiozão que vai usar.... excel e powerpoint(vírus).

[1]: https://www.youtube.com/watch?v=pDPsWANkS-g