----- Mensagem original -----
> De: "Thiago Gomes" <thiagome...@gmail.com>
> Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
> <freebsd@fug.com.br>
> Enviadas: Quinta-feira, 7 de maio de 2015 17:37:52
> Assunto: [FUG-BR] Distribuir FreeBSD pre-configurado
>
> Pessoal,
>
> Como faz para distribuir o FreeBSD, com squid, squidguard para os
> clientes.. bastando
> o cliente configurar o ip... etc. existe alguma maneira ?
>
> Poderia explicar como fazer.
>

> --
> Thiago Gomes

Oi, Thiago,

Eu concordo com as observações dos colegas aqui da lista, de que é muito
importante dominar a ferramenta,
para não torná-la um problema e para usar seus recursos ao máximo.

Se quer dar total independência ao cliente, recomende soluções que usam BSD mas
com alguns facilitadores, como
pfsense ou freenas.

Agora, se tu quer apenas facilitar o momento da instalação, e prestar suporte
depois,
caso queira um BSD puro (adoro o pfsense, mas ele tem um foco específico), dá
uma olhada no FreeSBIE.

Eu utilizo esta ferramenta para criar livecds que podem ser usado para suporte
remoto ou como um instalador customizado.

Forte abraço!

---
Rafael Mentz Aquino
LK6 Soluções em TI