Em 25 de maio de 2015 17:40, Paulo Henrique - BSDs Brasil
<paulo.rd...@bsd.com.br> escreveu:
> Saudações,
>
> Tenho um ultrabook com um SSD de apenas 128Gbytes e com 8Gbytes de ram e
> devido ao pouco espaço em disco e a grande quantidade de ram gostaria de
> saber da opnião de todos quanto a se vale a pena realmente ter uma partição
> swap com essa quantidade de ram.
> Sempre utilizei 2*RAM+1/4 para swap limitando a 16Gbytes de swap nos
> servidores e estações de trabalho, contudo sempre tenho muito espaço em
> disco para sacrificar esse montante de espaço.
> O Sistema de arquivos que irei utilizar é o ZFS devido a quantidade de ram.
> [...]

Me desculpe o email anterior foi incompleto, dei enter e mensagem foi
enviada. Segue abaixo a mensagem.

Eu ja usei PC com bastante RAM e não coloquei swap. Para meu perfil de
uso não tive problemas a RAM nunca teve mais que 6.5G de uso, o
programa mais pesado que usava era o eclipse.
Mas como é notebook sem swap acho que não é possível hibernar o sistema.
Tem a opção de usar a swap em arquivo ao invés de partição apenas para
fazer a hibernação, mas nunca usei swap em arquivo em sistemas Unix.

Otavio Augusto