On 01-07-2015 10:17, Marcelo Gondim wrote:
On 20-04-2015 15:11, Edinilson - ATINET wrote:
----- Original Message ----- From: "Marcelo Gondim" <gon...@bsdinfo.com.br>
To: <freebsd@fug.com.br>
Sent: Monday, April 20, 2015 2:43 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Watchdog nas interfaces emX nas VMs
----- Original Message ----- From: "Marcelo Gondim" <gon...@bsdinfo.com.br> To: ""Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"" <freebsd@fug.com.br>
Sent: Monday, April 20, 2015 9:30 AM
Subject: [FUG-BR] Watchdog nas interfaces emX nas VMs
Pessoal,
Estou com um VMware 5.5.0 em um Dell R420 e nele instalei umas 4 VMs FreeBSD 10.1-STABLE. Em todas as VMs, com algum tráfego, estou pegando as mensagens de watchdog abaixo. Alguém tem alguma dica ou pode ser problema com o hardware mesmo? Todas as VMs estão com kern.hz=100.

Apr 17 02:36:24 mail kernel: em0: Watchdog timeout -- resetting
Apr 18 04:20:46 mail kernel: em0: Watchdog timeout -- resetting
Apr 19 04:27:47 mail kernel: em0: Watchdog timeout -- resetting
Apr 19 09:20:22 mail kernel: em0: Watchdog timeout -- resetting
Apr 19 13:39:20 mail kernel: em0: Watchdog timeout -- resetting
Apr 19 13:39:21 mail kernel: em0: Watchdog timeout -- resetting
Apr 20 06:01:54 mail kernel: em0: Watchdog timeout -- resetting
[]´s
Gondim

Caro Gondim, qual é o chipset da placa de rede? Pois as que utilizavam driver em tinham problema com o MSIX da bios, só acertaram a partir do chipset 82574. Já nas igb (82575 e acima), todas são compativeis com MSIX e multi-queue.
Opa Edinilson,
É uma broadcom BCM5720 quem vem nesse Dell PowerEdge R420.
Muito estranho mesmo. Ele tá ligado em uma swicth Dell PowerConnect 5548 e troquei o cabo de rede agora. Estou aguardando aqui pra ver se vai acontecer novamente. Eu tenho uma Intel I350-T2 também nesse equipamento e com ela está acontecendo outra coisa estranha: do nada a interface para totalmente apagando a porta da switch e só volta à funcionar se eu reiniciar o VMWare. To começando à desconfiar do Dell em si.
[]´s
Gondim

Caro Gondim, poderia ativar o debug na interface, por exemplo:
sysctl dev.em.0.debug=1
e ver SE aparece alguma mensagem importante (eu, particularmente, nunca tive sorte com este debug na interface).

Voce pode ir acompanhando com:
sysctl -a | grep em.0

Eu tambem arriscaria atualizar a bios da maquina. É arriscado, mas TALVEZ possa ajudar.

Infelizmente, um problema bem chato de ser resolvido.

Edinilson
ATINET
Tel Voz: (0xx11) 4412-0876
http://www.atinet.com.br
Bom dia pessoal,

Depois de um longo período voltei à ver esse problema. rsrsrsr Edinilson troquei aqui de servidor Dell, agora é um R720 e mesmo assim continuam as mensagens.
Essa sysctl não tem mais aqui no 10-stable.

To procurando algo aqui no Google. Alguma outra dica aí pessoal?
O VMWare é esse aqui: VMware ESXi, 5.5.0, 1623387

Me parece que o problema é do VMWare com o FreeBSD.

[]'s
Gondim
Pessoal,

Fiz o seguinte: habilitei o device vmx no meu kernel, estou usando a interface vmx0 e no VMWare mudei para VMXNet 3.
Vamos ver se esses watchdog param. Se parar eu posto aqui avisando.

[]'s
Gondim