Oi pessoal da lista.

Tive por diversas vezes panes no meu computador. Ele tinha se tornado
instável, especialmente com uso pesado de disco. Do nada dava reboot. Como
eu estava usando o X Windows, eu não via a mensagem que dava, e assumi que
devia ser algum panic. Subia de novo. Via que o fsck ridava
automaticamente, e o problema se repetia. Então rodava o fsck em single
user, e acontecia de novo. Então descobri que, quando coisas assim começam
a acontecer, não adianta rodar o fsck somente uma vez.

O primeiro fsck resolve até um ponto usando o journal. Então resolve todos
os problemas que o último reboot tenha causado.

O problema é que já tinham problemas antes do boot da execução do sistema
que terminou em panic, e problemas que podem estar se arrastando a muito
tempo, e não constam no journal para serem corrigidos.

Estes problemas só vem à tona quando se faz um uso pesado do file system. O
Chrome expõe muito isto. Tive muitos destes panics usando o Chrome. Parece
acontecer nos acessos em seus caches em disco

Então precisa de rodar o fsck mais de uma vez. Na primeira vez ele usa o
journal, resolvendo as pendências que nele estão, que foram causados por
aquele reboot. Na segunda ele ignora o journal, e resolve os problemas
antigos, que não estão no journal. Isto tem que ser feito em single user, e
uma vez imediatamente atrás da outra. Fique atento, pois já teve vez que o
fsck pediu que fosse rodado de novo, mesmo sendo a segunda vez que rodava.
Então é bom rodar ele manualmente file system por file system, e olhar bem
as mensagens ao final dele, à partir da segunda execução.

Claro que a paranoia diz que tem que rodar uma terceira vez. rs

Só assim, depois de longas e múltiplas execuções de fsck, que o sistema se
torna estável de novo.

Mas uma coisa realmente dá medo. Como, mesmo com o journal e com a
verificação automática do fsck em cada boot, este tipo de problema
acontece? A impressão que tenho é que são os limites do que o fsck pode
fazer quando o sistema está no ar, rodando como multi user. Então passei a
rodar o fsck manualmente, em single user, a cada vez que falta luz, ou algo
assim. A paranoia venceu.

Uma outra coisa que me vem à cabeça é que o journal e o snapshot do file
system são incompatíveis, e o fsck, à partir da versão 5.0 do FreeBSD,
parece usar o snapshot para permitir grandes correções do file system com o
sistema no ar. Esta incompatibilidade também atrapalha a minha forma de
fazer backup, e de muita gente, pois o snapshot garante um estado fixo do
file system para o backup. Já li que estava sendo trabalhado para resolver
isto.

Sim, tive problemas mais de uma vez, e por isto desenvolvi esta experiência
com estes problemas.

Resolvi compartilhar, pois pode ajudar a mais alguém.

João Rocha.

PS: Esta dica veio de uma discussão no Facebook com alguns amigos da FUG-RJ.

http://jgoffredo.blogspot.com
goffr...@gmail.com