Olá Senhor@s,

Tenho trabalhado em um projeto de implementar um firewall box com
inicialização (configuração de rede, serviços, etc...) tudo via python,
inclusive usando o supervisord como gerenciador de daemons do sistema (sim,
englobando coisas como ssh, syslog, etc).

Desafio bem legal, já que estou migrando boa parte de shellscript (sh) para
python, o que achei muito bom !

Outra parte de desenvolvimento é GUI web para gerenciamento, com uma camada
de message queue com celery (e a principio com zmq) e para a parte web
nosso famoso Flask como framework.

Enfim, esta embrionário e espero logo já ter uma versão funcional bem
rápido, se tudo correr bem com o projeto e $eus patrocinadores. (assim que
possível formalizo documento para parcerias)

é um desafio e tanto !!! :-) ... quem tiver interessado no projeto e quiser
acompanhar de mais perto ainda, entre em contato comigo.

As principais features são:
- Licença BSD (sempre!)
- FreeBSD 10.3 & 11.x (e possivelmente Netbsd port)
- Reescrevendo tudo em python (inclusive o init -- rc.py) ( baseado no
pfSense / m0n0wall )
- Tudo em camada:
> Camada CLI (acesso root)
> Camada Task (entre GUI e CLI)
> Camada GUI (framework Web e API)
- instalador python multi-lingua (60%)
- interface cli (console - menu) multi-lingua (70%)
- Tudo yaml (inclusive init rc.py)...
- task manager (celery) - 30%
- Interface web (Framework Flask + API) + nginx (?) - 25%
Isso tudo ainda é uma prévia-da-prévia.... a coisa vai se difundir mais com
o primeiro release, inclusive para developers.

Já temos uma url (sem nada por enquanto) = http://www.freepf.org

Abraços !

--
Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)