> On 8 Jan 2017, at 14:20, Nilton Jose Rizzo <ri...@i805.com.br> wrote:
>
> Em Sun, 8 Jan 2017 10:55:30 +0000, Vinícius Zavam escreveu

>   Se você notar, a man page é basicamente a mesma do pkg. e lá
> diz:
> pkg-static is a statically linked variant of pkg typically only
> used for the initial installation of pkg.
>
> ou seja, não faz nada de diferente.

Ele não faz nada de diferente, porém, é um binário estático e não vai ter
dependência de nenhuma biblioteca, então resolveria o erro do report original
da falta do símbolo na libc.so.7. Mas ele deve ser usado apenas em situações de
emergência.

O problema no caso é que os pacotes do repositório foram compilados usando a
libc.so.7 mais nova, já com os símbolos que o pkg tá reclamando não encontrar.
E como praticamente todos os binários instalados através do pkg dependem da
libc esse erro vai começar a acontecer com muitos outros binários caso os
pacotes sejam atualizados.

Quando você usa uma versão não suportada do FreeBSD assume esse tipo de risco.
A única forma que eu vejo de tudo continuar funcionando é esquecer o pkg e
fazer tudo via ports. MAS, vale lembrar que a árvore do ports não é obrigada a
funcionar em versões não suportadas, então pode dar pau do mesmo jeito.

A solução simples e funcional é atualizar o FreeBSD pra 10.3. Se feito com
cautela e seguindo os passos certinho não tem erro.

--
Renato Botelho