Em 09/05/2017 10:03, Paulo Henrique escreveu:
Em 9 de maio de 2017 09:48, Ricardo Campos Passanezi <ri...@ige.unicamp.br>
escreveu:

On Tue, May 09, 2017 at 07:46:18AM -0300, Clayton Eduardo dos Santos wrote:
Só consegui configurar através da central de configurações do KDE.
De uma vista na manpage em busca de alguma variável de ambiente
introduzido
no QT5.5 que permita isso.
Aplicações GTK reconhecem tranquilamente a linguagem padrão do
sistema, no
QT é que tem esse problema.

Abraços
Bom dia Paulo,

Nem o KDE resolveu. Vou dar mais uma olhada nas manpages, conforme sua
sugestão.

[ ]'s

Clayton
Bom, sei que não tem nada a ver com a solução do problema, mas já
experimentou o Lumina?

Eu estava usando o fvwm, por ser bem leve. Testei o Lumina e estou
achando bem legal. Funcionando teclado normalmente.

Sobre a parte gráfica + teclado em UTF8, tenho:

- xorg.conf está em branco

- /usr/local/etc/X11/xorg.conf.d/

# cat fonts.conf
Section "Files"
   ModulePath   "/usr/local/lib/xorg/modules"
   FontPath     "/usr/local/share/fonts/misc/"
   FontPath     "/usr/local/share/fonts/TTF/"
   FontPath     "/usr/local/share/fonts/OTF/"
   FontPath     "/usr/local/share/fonts/Type1/"
   [mais um monte de fontes]
EndSection

Section "Module"
   Load  "dbe"
   Load  "dri"
   Load  "dri2"
   Load  "extmod"
   Load  "record"
   Load  "freetype"
   Load  "bitmap"
   Load  "type1"
   Load  "glx"
EndSection

# cat keyboard-br.conf
Section "InputClass"
   Identifier  "KeyboardDefaults"
   Driver      "keyboard"
   MatchIsKeyboard       "on"
   Option      "XkbLayout" "br"
   Option      "XkbOptions" "terminate:ctrl_alt_bksp"
EndSection

- No rc.conf: keymap="br"

- No ambiente:

MM_CHARSET=UTF-8
LC_ALL=pt_BR.UTF-8
LANG=pt_BR.UTF-8

(como uso tcsh, com setenv no .cshrc)

Pode colocar no /etc/login.conf e deixar padrão (acho que é o ideal, mas
já estou nessa há tanto tempo que vai como sempre :-))

Se te der ideias de onde procurar, melhor.

--
Ricardo Campos Passanezi

Otacilio, como fica a sua variável de ambiente LC_ALL ?
No meu sempre fica sem nada !!
Valeu por compartilhar, procurava por essa opção a muito tempo, tinha uma
forma de fazer através do policy do hal
Option      "XkbOptions" "terminate:ctrl_alt_bksp"

Att.

Não sei se a pergunta foi realmente para mim, mas vou por junto com a resposta o meu passo a passo para funcionar o pt_BR nas minhas máquinas (AMD64, Beaglebone, Raspberry PI3).

No /etc/rc.conf eu coloco isso:

keymap="br"

No /etc/login.conf, na entrada default eu mudo o fim dela para ficar assim:

        :umask=022:\
        :charset=UTF-8:\
        :lang=pt_BR.UTF-8:

E rodo o

cap_mkdb /etc/login.conf

Depois de fazer logou e login, os usuários que estão na classe default já ficam com o teclado e language me pt_BR. O locale fica assim:

[ota@nostromo ~]$ locale
LANG=pt_BR.UTF-8
LC_CTYPE="pt_BR.UTF-8"
LC_COLLATE="pt_BR.UTF-8"
LC_TIME="pt_BR.UTF-8"
LC_NUMERIC="pt_BR.UTF-8"
LC_MONETARY="pt_BR.UTF-8"
LC_MESSAGES="pt_BR.UTF-8"
LC_ALL=

Na interface gráfica eu uso o xfce4. Para funcionar o teclado em pt_BR eu adiciono o seguinte comando em "Configurações->Gerenciador de Configurações->Sessão e Inicialização->Inicio automático de aplicativos":

setxkbmap -model abnt2 -layout br

E o pronto. Só precisa se ligar que a ordenação em pt_BR+UTF8 só funciona corretamente a partir do FreeBSD 11.

[]'s

-Otacílio