Prezados

Sinto novamente tentar perturba-los com este assunto (eu já abordei-o aqui,
mas não consegui resolver o problema). Eu tenho um HD 2.5 (600 GB) que
estava em um notebook que rodava o FreeBSD 10.3. Agora, eu quero mudar
este  HD para um de 1 TB. Em ambos, quero usar e manter o ZFS. Minha
estratégia: colocar o antigo HD em um case (já feito), instalar o sistema
(vou (instalar direto o 11-RELEASE) no novo HD (que está no notebook) e
depois montar o HD antigo e copiar os arquivos pertinentes. Meu problema
está justamente aí: como é que eu faço para montar um HD com o ZFS?

Então, antes de fazer a migração, eu estou tentando montar este HD em um
desktop que está rodando o 10.3-RELEASE, também com o ZFS como FS.
Eu li a documentação do handbook e várias páginas do wiki.freebsd, mas não
consegui chegar a uma conclusão segura de como proceder (meu receio é
corremper o FS do desktop e ficar sem desktop e sem notebook). Algumas
informações que levantei do sistema:

A saída do comando df -h :

Filesystem            Size    Used   Avail Capacity  Mounted on
zroot/ROOT/default    272G    232G     40G    85%    /
devfs                 1.0K    1.0K      0B   100%    /dev
zroot/tmp              40G    378M     40G     1%    /tmp
zroot/usr/home        1.1T    1.0T     40G    96%    /usr/home
zroot/usr/ports        45G    5.7G     40G    13%    /usr/ports
zroot/usr/src          41G    1.1G     40G     3%    /usr/src
zroot/var/audit        40G     96K     40G     0%    /var/audit
zroot/var/crash        40G     96K     40G     0%    /var/crash
zroot/var/log          40G    704K     40G     0%    /var/log
zroot/var/mail         40G    160K     40G     0%    /var/mail
zroot/var/tmp          40G    2.0M     40G     0%    /var/tmp
zroot                  40G     96K     40G     0%    /zroot

e quando eu faço um sudo zpool import:

   pool: zroot
     id: 10811199433628960719
  state: ONLINE
 status: The pool was last accessed by another system.
 action: The pool can be imported using its name or numeric identifier and
    the '-f' flag.
   see: http://illumos.org/msg/ZFS-8000-EY
 config:

    zroot       ONLINE
      da4p3     ONLINE

Então, eu não sei:
1) se o pool que aparece listado é o do meu desktop (sistema ativo) ou se é
o do HD externo (que está no /dev/da4p3)?
2) o comando
sudo zpool import -f zroot , diz que o nome zroot já existe e,

sudo zpool import -f 10811199433628960719

também retorna com erro dizendo que o zroot já existe.

Por favor, alguém poderia dar uma dica de como importar corretamente o HD
externo sem corremper o FS do desktop e, adicionalmente, já indicar-me como
montar este HD em um diretório específico (por exemplo, /mnt/externo)?

Agradeço a atenção

Eduardo
--
Eduardo Lemos de Sa