At 01:18 5/6/2004, you wrote:
Ola amigos. A pouco migrei minha estação de casa de Linux para FreeBSD. Nao sei se é paranoia da minha parte, mas achei alto o consumo de memória no FreeBSD. Ja havia presenciado a diferenca de ...
consumo de memoria do samba no Linux e no FreeBSD. Eu sei que cada sistema é cada sistema e por DEUS nao estou condenando o FreeBSD por isso, só é uma comparação por onde eu estou me baseando. É que eu quero saber se há algo que fiz errado ou qual a melhor maneira de se configurar a memoria no kernel do FreeBSD. Usei o #top para medir a contagem de memoria free. Parece uma contagem regressiva. ...

é paranoia mesmo....rs.... originada dos negros tempos do Ruindows....

O FreeBSd utiliza a memória de uma maneira *muito* diferente do Linux.

Em termos bem superficiais:

para começar, somente libera a memória quando realmente precisar dela de novo.. ou seja aquele "inactive" do top pode ser considerado, para efeitos praticos, como sendo memoria livre..

A mesma coisa ocorre com o swap: o FreeBSD, quando precisa, aloca memoria no swap (como era de se esperar), mas , praticamente, não libera !! para que perder tempo desalocando memoria do swap ?? (disco é lento!); quando precisar de novo ela já esta alocada e é só remapear para quem precisa...

É claro que existem aplicações "mau comportadas" que alocam memória e não liberam ("memory lekeage"), mas é um problema dessas aplicações e ocorrem no FreeBSD, no Linux, etc..

[]s

Antonio Torres