PERDOE-ME PELO TROCADILHO:

 

DIVINA, DIVINO!

 

SEM MAIS COMENTÁRIOS (SUTIL COMO UM MAMUTE NUMA LOJA DE CRISTAIS, KKKKKKK)

 

Roberto Carlos Teixeira


De: [email protected] [mailto:[email protected]] Em nome de Divino Leitão
Enviada em: sexta-feira, 21 de outubro de 2005 03:16
Para: [email protected]
Assunto: Re: [infoetc] ENC: Coisas que os CLIENTES devem saber...

 

Respondendo a Maria:

>> Sinto dizer que o manual não me comoveu nem um pouquinho,
>> praticamente todos os ítens são respondidos com uma única palavra -
>> POSTURA ...

   Opa ...

         Tudo bem que o manual (que é só uma piada, aliás excelente) possa não te-la comovido, mas simplificá-lo assim com uma resposta que viaja na maionese me parece até ofensivo para o técnico que teria a tal POSTURA que a tudo responde e ao mesmo tempo não responde nada pois POSTURA pode ser uma porção de coisa, até o ato da galinha botar ovo.

>> Quem se coloca; diz exatamente O QUE QUER E COMO QUER, não precisa >> desse manual.

          E quem não se coloca, não sabe o que quer, não sabe dizer mas acha que o dinheiro compra tudo?

      Pois do lado de cá (digo de cá, porque é meu lado e dele entendo) é preciso atender bem o cliente, não dar espaço para que ele se sinta "magoado" e ainda por cima preservar nossa vida pessoal, porque realmente tem horas que o cliente extrapola e é por isso que surgem as piadinhas como este manual ... mas na vida real não tem graça nenhuma.

>> Eu, como dezenas de pessoas já lidei com x,y,z técnicos dessa área, >> e para cada um o tratamento foi de acordo com a postura
>> apresentada.

      Cabe ao técnico ser competente, ter conhecimento do que faz e espera-se dele saber lidar com pessoas, embora esta última parte não venha assim a ser tão importante, afinal o que ele tem que fazer é lidar com o micro e não necessariamente com pessoas.

      Alias o ideal é o técnico que fala pouco e se envolve pouco, mas faz seu trabalho com rapidez e eficiência, este provavelmente não aceitará trabalhar em seu horário de folga e quando o celular tocar em horas inconvenientes só vai atender se for pago (e bem pago) para isso.

>> No momento estou em casa com uma rede largada pelo meio porque o
>> técnico não conseguiu configurar ...

      Agora sou eu que digo sorry ... mas esse cara aí é justamente o protótipo do técnico que obriga os outros a aguentar um monte de miséria em seu trabalho. Pelo que descreveu o cara não conhece seu trabalho e se conhece foi omisso e ainda por cima não cumpre o compromisso marcado ... isso não é técnico é um pilantra que desonra a classe.

      Nunca deixei de atender um cliente e se me atraso por algum motivo faço questão de avisar, porque respeito muito as pessoas e seu tempo, assim como quero que respeitem o meu.

      Quanto a falta de conhecimento dele é até natural, pois ninguém sabe "tudo", mas faltou a ele inteligência para lidar com a questão. Se tenho um problema que desconheço não tenho o menor pudor em pegar um telefone e consultar um amigo que entenda ou ligar para a assistência técnica do produto. O que ele fez foi ridículo.

>> ... é a terceira visita que ele marca e não aparece.

      Paciente você. Se marcar uma vez e não aparecer o sujeito não bota mais o pé na minha casa ou na minha empresa, mesmo que seja o único técnico do mundo a lidar com o aparelho. Jogo fora, fico sem, fico no prejú, mas jamais admitiria algo assim, talvez desse uma segunda chance, mas marcar a terceira nem que a mãe tenha morrido em uma vez e o pai na outra.

      Só para ilustrar ...

      Minha filha tinha uma operação marcada, ela tinha apenas 3 anos e era uma operação delicada.

      O médico ligou e pediu para adiantar a operação em um dia, claro que tive que aceitar, mas com isso fiquei com um dilema, tinha uma aula naquele dia e não haveria tempo de avisar todos os alunos, alguns vinham de longe, ia ser muito chato faltar naquela aula.

      A operação ia levar algumas horas, percebi que poderia dar a aula durante a operação e voltar a tempo de estar lá quando minha filha saísse e decidi dar a aula, a contragosto, principalmente de minha mulher, que não queria ficar lá sozinha, mas responsabilidade é responsabilidade ... pensei ...

      Que nada ... não consegui dar a aula, minha cabeça estava em outro lugar, todo mundo notou que havia algo errado e acabei confessando o que estava acontecendo.

      Os caras quase me lincharam, fizeram questão de me levar de volta ao hospital e uma nova aula foi marcada, sem qualquer problema, mas se eu não tivesse feito como fiz ia ficar me sentindo mal, seria um desrespeito a um compromisso, acho que é isso que você chama de "POSTURA", nem sempre fácil ... nem sempre simples de realizar.

>> Aparentemente a falha provocou um estrago irreparável em sua
>> vaidade, já que ele se considerava "o cara" no assunto.

      Aparentemente ele vive de aparências ... não saber procurar informações sobre um simples modem ou é ignorância demais ou é muita pretenção, outra postura muito ruim de alguns "técnicos" que gostam de dizer "não faço isso", "não faço aquilo".

      Odeio fazer cabeamento, consertar tomada e mais ainda limpar sujeira de computador, mas se precisar fazer não fico esperando fazerem, arregaço as mangas e faço, pra isso aprendi.

>> O melhor técnico que tive nuca dizia "eu sei o que é isso", ele
>> sempre respondia "vou ver o que posso fazer", e muitas vezes
>> resolvemos juntos, trocando idéias, ou seja, aprendemos um com o
>> outro, e quando tinha qualquer problema simplesmente ligava e
>> avisava "não posso por isso ou aquilo", bom né!

      Perfeito, isso é o paraíso, quando você pode discutir com o cliente o que fazer, mas tente fazer isso com alguém que não quer nem saber onde é o botão de ligar e desligar e muitas vezes é o responsável direto pelo "defeito" o famoso defeito que fica entre a cadeira e o micro.

      E este é o pior cliente, o mais pentelho, o mais inconveniente e nem sempre se pode manda-lo para onde se deveria, afinal o profissional é quem precisa ter paciência, se não quiser ter alguém falando mal do seu trabalho mesmo que seja mentira.

>> ... quando você é tratado com respeito, geralmente, em condições
>> normais, a resposta é a mesma.

      Mas é justamente do que fala a piada ... de respeitar o profissional.

      OLhe bem os ítens, vou traduzir o manual pra que fique mais claro o que o piadista quis dizer ...

>> Esse e-mail é protegido por atv, fw e sei lá + oq

      Viu, vc tb gosta de uma piada, essa é das boas.


      Vamos a tradução ... transformar uma piada em coisa séria ... 
 
AB> MANUAL BÁSICO DE COMO UTILIZAR UM  PROFISSIONAL DE TI...
 
AB> Coisas que o cliente precisa saber:

AB>  1) PROFISSIONAL DE TI  dorme. Pode parecer mentira, mas
AB> PROFISSIONAL DE TI   precisa dormir como qualquer outra pessoa.
AB> Esqueça que ele tem celular e telefone em casa, ligue só para o
AB> escritório.

      Tradução: 3 horas da manhã não é um horário bom para chamar o técnico só porque você está com insônia e não consegue receber seu e-mail, até porque por telefone a única coisa que se resolve é marcar a data da visita.

AB> 2) PROFISSIONAL DE TI come. Parece inacreditável, mas é
AB> verdade. PROFISSIONAL DE TI, também, precisa se alimentar e tem
AB> hora para isso.

      Exatamente. Então ou deixe ele chamar o "Bobs" e comer enquanto faz a manutenção dos 78 computadores de sua empresa, ou permita que ele saia por alguns minutos, ainda que você ache que a empresa está perdendo milhões porque os computadores AINDA estão parados.

AB>  3) PROFISSIONAL DE TI  pode ter família. Essa é a mais
AB> incrível de todas: mesmo sendo um  PROFISSIONAL DE TI, a pessoa
AB> precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à
AB> família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar de  redes,
AB> sistemas,  computadores...

      Exatamente, claro que é muito confortável para o cliente receber o profissional no domingo a tarde, enquanto assiste ao jogo, mas neste caso pelo menos concorde em pagar 3 vezes o valor cobrado normalmente.

      E claro que é mais interessante para a empresa que o trabalho seja realizado fora do expediente, mas deve ser entendido que isso tem um custo extra, nada contra trabalhar no final de semana, mas pelo menos é preciso ganhar o suficiente para repor o descanso perdido.

      Uma vez tive que fazer um trabalho de urgência para um patrão legal, fiquei sexta, sábado e no domingo a tarde entreguei o trabalho pronto.

      Ele me deu de presente uma semana de folga (remunerada) e uma passagem para um fim de semana num hotel fazenda com minha esposa, fez isso sem ter combinado antes, ou seja, deixou bem claro que valorizou meu trabalho, mas isso é raro... infelizmente é a excessão.

      Pra ser sincero a "semana de folga" foi de apenas 3 dias, pois fui chamado de volta pelo meu gerente pra resolver outro problema, mas valeu a intenção inicial.

AB>  4) PROFISSIONAL DE TI, como qualquer cidadão, precisa de
AB> dinheiro. Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas
AB> PROFISSIONAL DE TI também paga impostos, compra comida, precisa de
AB> combustível, roupas e sapatos, e ainda consome Lexotan para
AB> conseguir relaxar...

      Ou seja, não pechinche, no orçamento seu mão de vaca, se quiser contratar outro mais barato vá em frente, mas meu orçamento vai dobrar quando eu tiver que ir consertar o estrago.

AB>  5) Ler, estudar também é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

      Isso precisa ser dito aos parentes também ... que acham que fico 26 horas por dia na frente do micro só pra ver mulher pelada.

AB>  6) De uma vez por todas, vale reforçar: PROFISSIONAL DE TI 
AB> não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal. Ele
AB> precisa planejar, consultar fornecedores, fazer visita técnica
AB> ...para poder maturar as propostas e superar as expectativas. Se
AB> você quer um milagre, tente uma macumba e deixe o pobre do
AB> PROFISSIONAL DE TI  em paz.

      Pior ... quer o milagre pra ontem.

AB>  7) Em reuniões de amigos ou festas de família, o
AB> PROFISSIONAL DE TI deixa de ser PROFISSIONAL DE TI  e reassume seu
AB> posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele
AB>  ingressar nesta profissão. Não peça conselhos, dicas ...ele tem
AB> direito de se divertir.

      Principalmente ... NÃO LEVE O PROFISSIONAL DE TI pra ver aquele "defeitinho" no computador do seu quarto durante uma festa.

AB>  8) Não existe, apenas,  um upgradezinho - qualquer  upgrade
AB>  é um projeto, requer atenção, dedicação, precisa ser pensado,
AB> estudado, analisado e, é claro, cobrado. Esses tópicos podem
AB> parecer inconcebíveis a uma boa parte da população mas servem para
AB> tornar a vida do PROFISSIONAL DE TI  mais suportável.

      E mais ... trocar uma memória é estúpidamente fácil, mas saber qual memória colocar, analisar velocidade correta do processador, compatibilidade com a placa mãe e saber configurar ou não misturar memórias que se anulam é tarefa para quem entende e se o vendedor da loja realmente soubesse o que diz não seria vendedor, estaria montando micros pois isso dá mais dinheiro.

AB>  9) Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de
AB> trabalho. Por favor, ligue, apenas, quando necessário. Fora do
AB> horário de expediente, mesmo que você, ainda, duvide, o
AB> PROFISSIONAL DE TI  pode estar fazendo algumas coisas que você nem
AB> pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

      Neste caso eu dou meu recado ao profissional de TI... aprenda a usar seu celular, aprenda a usar caixa postal e a desliga-lo, só médico deixa o celular ligado 24 horas, mas isso porque pode pagar um assistente para atende-lo.

AB>  10) Pedir o mesmo orçamento 15 vezes não vai mudar a
AB> resposta. Por favor, peça no máximo três.

      Por isso cobro pra fazer orçamento, fazer orçamento pra mim também é trabalho, o primeiro as vezes faço de graça.

AB>  11) Quando o horário de trabalho do período da manhã vai até
AB> 12h, não significa que você pode ligar às 11h55. Se vc pretendia
AB> cometer essa gafe, vá ligue depois do almoço. O mesmo vale para a
AB> parte da tarde: ligue no dia seguinte.

      Isso vale pra qualquer coisa ... pelo menos pra quem tem educação.

AB>  13) Quando PROFISSIONAL DE TI estiver apresentando um
AB> projeto, por favor, não fique bombardeando com milhares de
AB> perguntas durante o atendimento. Isso tira a concentração, além de
AB> torrar a paciência.

      E principalmente não traga seu sobrinho que "sabe tudo" do assunto pra ficar questionando cada argumento, transformando uma apresentação em discussão.

      Uma vez tive que encerrar uma apresentação antes da hora, fui chamado para demosntrar as capacidades de um computador, mas o "sobrinho" tinha todos os argumentos para que se comprasse outro. Em dado momento informei que o cara tinha toda razão, eles deveriam comprar o outro computador e como eu não trabalhava com ele não poderia ajudar, arrumei minhas coisas, me despedi educadamente e fui embora.

      Foi marcada depois nova apresentação - sem a presença do imbecil - e a empresa comprou o pacote e o treinamento para 20 funcionários e economizou uma grana preta porque eu tinha a solução para o que precisavam.

      Mas nem sempre as coisas terminam bem assim ...

AB>  ATENÇÃO: Evite perguntas que não tenham relação com o projeto.

      Como, por exemplo sobre aquele computador que quer comprar para seu filho.

AB>  15) O PROFISSIONAL DE TI não inventa os  preços  e nem ganha
AB> comissão sobre  os equipamentos comprados . Por isso, não
AB> pechinche!

      O bom profissional consegue os melhores preços e cobra a comissão do cliente e ainda consegue economizar dinheiro pra ele.

      Trabalhei como decorador por 6 anos, cobrava a comissão dos meus clientes e sempre que a loja pagava uma comissão por fora eu mandava tirar do preço, isso reduzia meu ganho mas me garantia um cliente satisfeito com minha honestidade e mesmo assim eu ganhava MUITA grana com meu trabalho... sei lá porque não continuei na profissão, maldito vírus da informática que me pegou.

AB>  Lembrete: cara feia na hora de assinar cheque não diminui o
AB> que você tem que pagar. Se queria pagar menos, deveria ter feito
AB> você mesmo.

      Por mim pode fazer a cara que quiser, basta o cheque ter fundos e pagar na época combinada.

AB>  15) Os PROFISSIONAL DE TI  não são os criadores do ditado "O barato sai caro"!!!

      Mas os falsos Profissionais de TI são ....

AB>  16) E, finalmente, PROFISSIONAL DE TI , também, é filho de
AB> DEUS e não filho disso que você pensou...

      Ai não sei ... no meu caso sou tão filho de Deus que chamo Divino, mas que tem filho disso e daquilo na profissão eu garanto que tem ...

    Grande abraço,

    Divino Leitão

    Pra rir e pensar (não necessariamente nesta ordem)
    E por que as loiras tem o dobro de cerebro de uma vaca? Para quando você pegar nas tetas dela ela não falar :"Mooo"

   



Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:
PlayStation 2 a partir de R$ 659 em ate 6x! Motorola V550 a partir de R$ 689 em ate 6x!


Links do Yahoo! Grupos

Responder a