É isso aí Erica!
Adorei a ideia e me prontifico a passar o questionário na minha escola e onde mais eu conseguir, ok?
Acredito que as universidades são um bom termômetro para essa avaliação.

Atenciosamente,
Patricia Moore.
Vinicci Brindes - Nosso Negócio é Divulgar o seu Negócio!
http://www.vinicci.com.br
[email protected]
31.3245-7482
31.9839-3300

------------------------
Proteja o nosso planeta!
- Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade com o Meio Ambiente.
- Desligue seu monitor quando não estiver usando o computador, energia elétrica consome recursos da NATUREZA.


Erica escreveu:
Oi, gente! Falou-se tanta coisa legal que vou dar uma resumidinha!

Gostei bastante da ideia do aviso nos impressos: "esse trabalho foi desenvolvido em SL..." é muito bacana mesmo. Foi a partir de uma discussão como essa tem um tempo que eu acrescentei os programas que uso na minha assinatura de e-mail. É uma forma de divulgar nos nossos meios de convívio, sem dúvida.

Essa questão das universidades é bem chata mesmo. Na UFBA, os professores nem querem ouvir falar do assunto. Outras pessoas alem de mim tentaram introduzir os SL, mas foram desencorajadas. Trabalhei de forma improvisada nas turmas de computação, mas não obtive apoio dos meus colegas professores que vinham sempre com a mesma desculpa: o mercado não usa, então não vale a pena usar porque senão os alunos ficaram sem campo de trabalho. Simplesmente ridículo. Se a academia não é lugar de inovação, então é de quê?

Mas bem,
gostaria de saber da comunidade o que acham de iniciarmos um breve estudo sobre a divulgação dos dois principais programas gráficos: GIMP e Inkscape, atualmente. Este estudo seria para descobrir como está sendo feita essa divulgação e como as pessoas estão sabendo a respeito desses SL. Minha sugestão é criar um questionário no GDocs (se alguem conhecer uma outra forma, por favor, sugira) e disponibilizar via e-mail, twitter, orkut, wiki e qualquer outro canal de comunicação na web. Com esse questionário, espera-se entender como as pessoas entram em contato com o GIMP e o Inkscape e se teriam interesse de testá-los e começar a usá-los, assim como saber tb, daqueles q já testaram, porque não continuaram usando.

Então, oq vcs acham?


Abs,
erica.





Em 5 de abril de 2010 13:24, Nara Oliveira <[email protected]> escreveu:
Olá a t...@s! Como alguns aqui estudei design em uma federal e a maioria do pessoal não conhecia os SLs gráficos ou só tinha ouvido falar... Acho muito importante nossas ações individuais e também boto feh em algo conjunto. Aqui em Brasília Farid e eu fizemos uma parceria com o instituto de design sócio-ambiental  e a proposta inicial era migrar o instituto para software livre e fazer um curso de extensão, mas por incrível que pareça os professores do departamento se interessaram  e vamos semestre que vem começar um trabalho no departamento de desenho industrial. Esse semestre (quando começar pq a facu esta de greve)  o trabalho já começará com um grupo de estudos com professores, servidores e alunos. Enfim uma abertura muito legal e alguns professores já tinham começado a pedir para os alunos pesquisarem e avaliarem outros softwares durante as aulas... 

Sempre aparece como aqui também a questão profissional, mas não se trata de migrar e sim de fazer uma transformação .... gostosa heheheh Onde a faculdade, como o pessoal disse, pode contribuir com o desenvolvimento dos softwares, com os professores e alunos que durante o curso estudam acessibilidade, ergonomia de interface entre tantas outras coisas que podem ajudar, além de serem usuários que estão buscando profissionalização e vão entrar jajá no mercado ou já estão nele.

A divulgação desses coisas, dos nossos trabalhos e dos softwares é muito importante por que existe um contra propaganda e mitologias sobre o SL que estão rondando por ai até hj. Eu sou uma usuária comum e não tenho a cultura de sair pesquisando e pesquisando sobre como funciona essa coisa loca que é o computador, mas do pouco que entendo me viro bem, aprendi a ser ajudada e ajudar quando posso e me sinto muito mais autonoma :) eeeeee! Antes qualquer coisa pedia pro meu irmão resolver..:P

Uma coisa que fazemos em nossos trabalhos impressos  é colocar: Esse trabalho foi feito em software livre por ..... e conversar com nossos clientes sobre nossa ética de trabalho sobre as licenças do conteúdo essas coisas!



Sabedoria para todos nós!

____________________________________________________
 Lista de Discussão Inkscape-Brasil
 O Site da Comunidade:
 http://inkscapeBrasil.org
 Sobre a Lista de Discussão:
 http://inkscapeBrasil.org/Comunidade#ListaDeDiscussao
 http://inkscapeBrasil.org/Netiqueta

 Quer Scribus?
 http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
 Quer GIMP?
 http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/gimp-br



--
Erica Ribeiro
Mestranda Pós-Design UFSC

FireFox | Br Office | Inkscape | GIMP | Scribus

www.boanaestudio.com.br
Portifólio: http://maipoca.wordpress.com/
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1606295685154598

____________________________________________________ Lista de Discussão Inkscape-Brasil O Site da Comunidade: http://inkscapeBrasil.org Sobre a Lista de Discussão: http://inkscapeBrasil.org/Comunidade#ListaDeDiscussao http://inkscapeBrasil.org/Netiqueta Quer Scribus? http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao Quer GIMP? http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/gimp-br
____________________________________________________
  Lista de Discussão Inkscape-Brasil
  O Site da Comunidade:
  http://inkscapeBrasil.org
  Sobre a Lista de Discussão:
  http://inkscapeBrasil.org/Comunidade#ListaDeDiscussao
  http://inkscapeBrasil.org/Netiqueta

  Quer Scribus?
  http://wiki.softwarelivre.org/Scribus/Comunidade#ListaDeDiscussao
  Quer GIMP?
  http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/gimp-br

Responder a