Como foi solicitado pelo colega listeiro Rafael, aí vai a minha opinião sobre esse assunto.
Acho que o governo demonstra sua imcompetência e sua má fé quando propõe a contratação de pessoas sem formação na área para cargos e funções específicos.
O IBAMA não têm obrigação, aptidão e condição nenhuma para pegar funcionários recém concursados e "capacitá-los" como sugeriu alguém do grupo. Quem faz isso é a Universidade (lembram: Ensino, Pesquisa e Extensão)
É por isso que vêmos muitos (não todos) funcionários dos IBAMA da vida (e de todos os Institutos ambientais e Agencias governamentais) fazendo muita "M" por aí.
De forma alguma estou generalisando a incompetência destas organisações pois existem muitos funcionários concientes e capacitados, que exercem suas funções com muito esmero e que foram contratados em época onde se tinham bons critérios de seleção.
É impressionante esse paternalismo de ter que ficar gastando dinheiro público com capacitação se temos no mercado inúmeros profissionais já capacitados, que investiram anos em graduação, pós graduação, formação continuada, estágio, linguas estrangeiras, ... para agora permitir que um profissional alheio a problemática ambiental entre nesse circuito e esperar que ele faça um monte de besteiras para poder desenvolver bem seu trabalho.
Vai fazer isso com a medicina, com a eng civil, com a eng naval,...
Porque para Perito Ambiental o governo exige qualificação e para Analista Ambiental serve qualquer um?
Estes concursinhos serve mais para gerar uma renda extra com o dinheiro das inscrições e também para alocar os aspones de plantão que são muitos nesse país, que reduzem ainda mais o nosso 1/2 ambiente para uns 1/6 ambiente (sendo bem generoso).
Alexandre Franco
www.seiaa-ambiental.com

leo <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Olá a todos,
Gostaria de contribuir para essa discussão dizendo que o Meio Ambiente é uma
área aberta para todas as pessoas, todas as graduações e conhecimentos. Quanto
mais o Meio Ambiente for inserido no dia a dia de pessoas com funções
diferentes melhor, pois aumenta a conscientização de conserva-lo
sustentavelmente.
Não há problema para os profissionais que não são da área específica, o Ibama
pode  e deve capacita-los.
Para que serve os "Conselhos"? Não funciona e nunca funcionou.
Precisamos quebrar os paradigmas impostos por uma sociedade capitalista e
hipócrita e estudarmos um novo sistema onde todos os seres estejam em harmonia
com o planeta. Utopia? Sim, mas é o que me faz caminhar nesse mundo ilusório.
Abraços a todos,
Leonardo Barcellos
OS VERDES - Movimento de Ecologia Social

Citando Rafael Nogueira <[EMAIL PROTECTED]>:

> [...]
> qualquer pessoa com nível superior possa se increver no concurso ?
> 2 - O outro ponto se refere a competência do exercício da profissão. Será que
> um profissional formando em exatas, por exemplo, teria competência para
> desempenhar um bom trabalho em uma área tão específica?
> 3 - Qual a posição dos conselhos regionais (CREA, CRB entre outros) sobre
> esta questão.
> Obs.:Este último questionamento, gostaria, se possivel, que fosse repondido
> por algum profissional ligado a algum destes conselhos.
>
> Desde já agradeço pela atenção de todos.

! > Rafael Marques Nogueira.
> Engenheiro Agrônomo
> Mestrando em Fitotecnia/UFRRJ.

> Yahoo! Mail: agora com 1GB de espaço grátis. Abra sua conta!

Participe das duas promoções incríveis do Click 21:
Mergulhou Ganhou e 21 na Copa. Cadastre-se já.
www.click21.com.br/mergulhouganhou/
www.21nacopa.com.br

http://br.download.yahoo.com/messenger/

Responder a