Bem basico ,
<script language=JavaScript>
   function getval (something)
        {
                var varvalcombo ;
                varvalcombo = something ;
        }
</script>
<select name sel1 onchange="getval(this.options[this.selectedIndex].value)">
<option value=???Onde esta o Valor para cada Option ?>
</select>

voce pode utilizar a propriedade this.options[this.selectedIndex].text
substutuindo a propriedade value .
Para um maior esclarecimento e um tutorial dos melhores em JavaScript .
visite http://developer.netscape.com va ate a sessao docs/mauals e faca o
dowload da referencia do JavaScript .
E um bom curso introdutorio .