Rodrigo,
provavelmente a sua variavel PATH esta sem o caminho
para o javac.
Geralmente o PATH fica definido em um arquivo chamado
profile no diretorio /etc. Mas voce pode customizar o
path para cada usuario que se logue no linux. No
diretorio home de cada usuario existe um arquivo
oculto chamado .bash_profile, onde voce pode definir a
variavel PATH.
Faca PATH=$PATH:/usr/java/jdk1.3/bin e
export PATH.
Acredito que isso va funcionar.