Existe uma empresa que se chama "Servico Web de Mapas" que trabalha
com mapas digitais disponibilizados através de applets.
Esta empresa também trabalha com geoprocessamento, através de
alguns softwares, mas nao sei se sao escritos em java.
Se interessar pode dar uma olhada no site: http://mapas.dbmapa.com/der
Ou talvez encontrarah maiores informacoes no site: www.maxidata.com.br

Nao sei se ajuda, mas eh o mais proximo que sei sobre o assunto.

Romulo Bertegz