Caro Bruno,

    Isto é possivel sim, mas é claro, no  meio do GIF devera ter uma
sequencia de Bytes que
faça sentido, que forme uma palavra ou frase, seja lá oque vc esteja
procurando.

    Você precisa simplesmete precisa ler Byte a Byte, e tera que testar
aqueles que fazem sentido para você,
vai separando eles até montar a String que você deseja.

    Use para isso a classe FileInputStream e se quiser filtre com
DataInputStream:

    FileInputStream ff=new FileInputStream("/imagem,gif");
   DataInputStream dt=new DataInputStream(ff);

    e leia os dados usando readByte, depois faça um casting para char,
assim pode testar o conteudo:

try
   {
    while (true)
    {
     a=dt.readByte();
     System.out.print((char)a);
   catch(IOException ex)
   {
    System.out.println("Fim de Arquivo"+ex);
   }

Creio que isso sirva.

[]'s