boa tarde javaneses,

fiz um sistema de inscricao via web onde o usuario recebe o numero de
inscricao via e-mail.

mas acho que a forma que eu faco isto nao eh muito profissional :

1- apos pegar e validar os valores vindos de um formulario de inscricao, eu
executo um 'insert'.
2 depois disso eu dou um ´select id_usuario from usuarios where nome =
formNome and cpf = fromCPF. (obs:formNome e formCPF sao valores vindos do
formulario.)
3- verifico o ResultSet.next() e se for verdadeiro eu pego o id_usuario
atraves de um getXXX("id_usuario").
4 - de posse do id_usuario em maos , eu formato minha mensagem e envio o
email.

Acho que esta forma de programacao nao cai bem em sistemas com grande
quantidade de usuarios e concorrencia. Imagino que estou fazendo errado. Nao
sei muito de banco de dados mas acho que existe outra forma de se obter um
ID (chave primaria unica gerada por sequence(oracle) ou
auto_increment(mysql)) sem ser da forma insert->select.

alguem tem alguma sugestao para casos deste tipo.

obrigado pela atencao.