Gostaria de não me envolver na discussão, porque já está ficando
"quente" demais. Mas como estamos em uma lista de discussão, estamos
aqui pra isto. :)

   Acho interessante que muitas pessoas tem opiniões bem equilibradas,
pois sabem o valor relativo entre curso superior, certificação e
experiência. Agora não estou entendendo toda esta revolta CONTRA a
certificação: concordo com quem disse que se bem não faz, mal não vai
fazer também. Tem gente que saca tanto de java aqui na lista que eu não
entendo porque elas se opõe tão ferrenhamente contra a certificação: se
você saca tanto, você pode fazer a certificação com os pés nas costas !

   Mas, mudando de tópico, também acho que tem gente nesta lista que tem
uma opinião PRECONCEITUOSA em relação ao curso superior em informática.
Concordo que curso superior não prova que você é um bom profissional,
mas o que caracteriza um bom profissional na nossa área ? Vontade de
aprender e esforço, certo ? E uma coisa eu posso dizer: se você tem o
perfil do futuro bom profissional, o melhor lugar para você começar a
aprender (e aprender bastante) é na universidade. Tem muita gente boa
trabalhando em informática que não fez o curso superior na área (posso
citar a minha empresa, onde o gerente de segurança tem segundo GRAU, o
administrador de sistemas é técnico em mecânica e o diretor técnico é
engenheiro mecânico). No entanto, posso garantir que já ensinei muita
coisa para os meus companheiros de trabalho que aprendi na faculdade, ou
seja, este papo de que faculdade não ajuda em nada, que você só vai
aprender coisas obsoletas, etc, etc, etc, É PAPO FURADO !!! O que eu
estou querendo dizer é que se você é bom, a faculdade vai te ajudar sim
!! E muito !! Se você é picareta, você pode ser formar e continuar
picareta, mas isto acontece em TODAS as profissões, não é um problema do
curso superior da área de informática. Como já foi dito, tem muito
advogado picareta, muito administrador de empresas picareta, etc... Não
estou fazendo apologia do curso superior (porque ele tem muitos
defeitos), mas acho que quem só critica não sabe o que está falando.

   Só para concluir: conheço gente com vários anos de experiência que eu
acho que não sabe extender uma classe e desenvolve um código que dá
raiva de manter... Mas também conheço muita gente formada em
universidade top que mal entende um programa em C que calcula uma raiz
quadrada... Não existe métrica infalível para medir as pessoas. Então
acho que ser bom ou não ser bom depende da pessoa, mas se você tem esta
característica, você deve utilizar tudo que está ao seu alcance para se
capacitar melhor (pois o mercado não perdoa) e isto inclui: faculdade
boa, certificação e principalmente, muito trabalho (pra ganhar
experiência, que é o que importa, certo ? :).

   É isso !

   Maurício

--
Maurício de Barros Borges