Valter,

Não sei as possibilidades de alteração do seu modelo, mas que tal fazer algo
como descrito abaixo. Me parece mais coerente.

Entidades:

- Material
- Histórico
- Movimento

Material tem Histórico

Histórico é uma coleção de Movimento

Histórico teria os métodos para retornar uma coleção de Movimentos (1) do
mês atual, (2) do ano atual e (3) dos meses anteriores.

sacou?

Você só precisaria sabar um Histórico para cada material e os métodos seriam
responsáveis por retornar os Movimentos correspondentes.

abraços

Jorge