Para design de telas gosto muito do JBuilder.
Uso o XYLayout para posicionar todos os elementos
visuais, e depois troco para GridBagLayout, e o
JBuilder faz a conversao automaticamente.
IMHO, o melhor IDE para design de GUIs em Java.

Na verdade, cada IDE tem seus pontos fortes e fracos.
Fazendo com que usar apenas um nao seja a melhor
solucao para ninguem.

Gosto do VisualAge para server side development, eh
muito facil escrever e testar EJB/JSP/Servlets no
ambiente IBM.

Para programacao intensa, 1 ou 2 dias antes do prazo
final, uso o Forte, muito flexivel e facil de usar, e
nao tem os bugs do JBuilder em relacao as referencias.

Silvio

--- Daniel Brazil - InfoPro