Saudacoes,

Eu resolvi meu problema da seguinte forma:
aboli o jsp:forward da pagina de logout
e acrescentei um meta refresh com tempo de 1 segundo redirecionando para a pagina de
formulario de autenticacao.

assim , a pagina logout.jsp faz o update no banco de dados e depois de pronta, o
browser executa o comando meta refresh...

pelo q percebi, se uma pagina como esta logout.jsp, possui uma tag jsp:forward , esta
pagina ignora alguns comandos java.

acho q o jsp:forward ignorou meus comando de update para depois redirecionar a pagina.

estranho. ou eh bug meu, ou do jsp , ou do resin.

quanto ao meta pragma eu estava testando mas nao funcionou.
bem, eu nao criei a tag explicitamente no html, utilizei os metodos setHeader do
objeto response:

response.setHeader ("Pragma", "no-cache");
response.setHeader ("Cache-Control", "no-cache");
response.setDateHeader ("Expires",0);

---
UOL: o melhor da Internet.