Voce pode utilizar o recurso function do Oracle como o
exemplo abaixo:

CREATE FUNCTION fullname (firstname varchar(255),
   lastname varchar(255))
   RETURNS CHAR(61)
   -- fullname concatenates the firstname and lastname
   -- arguments with a single space between.
   BEGIN
   DECLARE name CHAR(61);
   SET name = firstname || ' ' || lastname;
   RETURN ( name );
END
/

Neste exemplo ele apenas concatena firstname com
lastname, mas voce pode colocar qualquer teste no
corpo da funcao.

Para utilizar a funcao:

select fullname(first,last) from emp;

sds
Marco Zerbini

Oracle.
tenho
igualdade.
que
false]) ?
numeros.

=====
Marco Zerbini
Analista de Sistemas
Santo Andre - SP - Brasil

Yahoo! GeoCities
Tenha seu lugar na Web. Construa hoje mesmo sua home page no Yahoo! GeoCities. É fácil
e grátis!
http://br.geocities.yahoo.com/