ôpa, eu quero brincar de defender Java tmb.

O Snake disse que ainda não viu nenhuma aplicação séria desenvolvida em
Java, pois eu cito algumas. No Banco de Brasília (BRB), toda a automação
está migrando para o Java. E quando eu digo automação, não imagine vc que eu
esteja falando do aplicativo que o funcionário do caixa manipula não. Esta é
aponta do iceberg apenas. Existem aplicativos controladores de um imenso
montante de transações, aplicativos para máquinas ATMs, cashs remotos,
roteadores de mensagens, interação com sistemas legados, por exemplo o
mainframe, e por aí vai. Além deste, o Banco da Amazônia (BASA) tmb tem sua
automação baseada em Java, o Banco do Brasil está iniciando este processo
com investimento de milhões, Caixa Econômica, algumas Unimeds autorizam suas
consultas, procedimentos e exames em servidores Java, enfim.....

Java ainda não está no estado da arte quando se fala em interatividade
visual e isto é por uma razão lógica. Flexibilidade e portabilidade são
grandezas inversamente proporcionias a performance. Este é o custo que se
paga pela imposição de camadas estras de interpretação de código. O chato da
coisa é que os anti-Java só implicam com este aspecto, pois é o mais
visível. Java, como serviço, uma vez carregado na VM, um abraço. Tenho
desenvolvedores sóbrios e com uma boa programação, a possibilidade de se ter
algo decadente é remota. Com o advento da plataforma Enterprise Edition
então, nem se fala. Aí vc ainda pode contar com a infraestrutura
disponibilizada pelos servidores de aplicação, que é o resultado de pesados
investimentos por parte de grandes corporações. O uso dos aplication servers
deixa clara e definição dos papéis do desenvolvimento: eu implemento a
lógica de negócio do meu cliente e você (BEA, IBM, Oracle) me disponibiliza
todos os core services de que necessito para atingir níveis mínimos de
escalabilidade, robustez, segurança........

Bem, como o Giovani disse, não quero que meu email seja cansativo. Tudo que
disse é só um pedaço da pizza. Quando se extende a conversa para a
utilização de micro dispositivos, aí nosso papo vai longe. No mundo, o que
possui maior pulverização comercial ? Personal computers ou celulares,
pagers, palms, microondas, TVs, relógios......... ? Só com isso dá pra ver o
nicho inexplorado mas vorazmente especulado pela plataforma Micro Edition.

[]s do Alê!