Primeiro pegue o javacomm da sun
[http://java.sun.com/products/javacomm/] ou ibm
[http://www-106.ibm.com/developerworks/java/jdk/index.html] (SUN suporta
apenas windows, e IBM suporta windows/linux/all) ou baixe o rxtx
[http://www.rxtx.org/] (implementação independente).

        No javacomm, existem os exemplos (samples), o BlackBox é utilizado para
monitorar todos os eventos da porta serial (muito bom).

        Com isso qualquer dado enviado/recebido é mostrado no monitor. Resta
saber se esses dados serão legíveis.

        Abraço

Claudio Miranda