Xará,

Programar em camadas eh o estado de arte da programacao moderna. Tem um
pouco a ver com estilo, mas tbm tem a ver com produtividade de
desenvolviemnto, menores custos de manutencao... etc..

Imagine que vc desenvolveu sua aplicacao todinha com acesso direto ao Db com
todas as regras de negocio dentro dela. O que aconteceria c vc trocasse de
banco de dados?!? Se alterasse um tipo de dado?!? Respondo: Alteracao direta
na interface do usuario... isto nao eh bom por n razoes(Homologacao,
treinamento, documentacao...). Com certeza: Ficaria muito mais caro.

Mas a programacao em camadas na minha opiniao tbm tem a ver com o
reutilizacao de codigo... e ai vc cai no campo da OO... ai meu amigo eh
unanimidade.. bons programas sao melhores sempre que se aproximam mais e
mais dos conceitos e fazem uso de OO. Java eh pura OO!

Eu explico: programar em camadas tbm significa quebrar alguns paradigmas.
Imagine novamente que vc tem uma estrutura de DB horizontal (Tab. clientes,
Tab. de Fornecedores, Tab. de empresas) - Em todas elas vc vai ter o campo
endereco, nome, cidade... Programar em 3 camadas aqui nao vai ser muito
produtivo.. por outro lado, imagine um banco de dados com as seguintes
tabelas: Entidade, Enderecos, Clientes, Fornecedores, Empresas... Dentro da
tab. entidade vc tera Nome, e id. Dentro de endereco: endereco, cidade...
nas tabelas mais especificas, somente dados especificos. Assim sua
programacao em camadas sera muito, mas muito mais produtiva...

Em suma.. nao adianta so escrever alguns beans e fazer sua interface
conversar com eles... pense q tem q mudar outros conceitos...

Se quiser, podemos conversar mais por ICQ.

Abraços,

Leandro Bitencourt
[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>