Olá

Estou achando que com porta paralela não se pode fazer comunicação
bidirecional. A porta paralela se inicializa automaticamente em modo SPP,
que é unidirecional. Quando tento coloca-la com modo EPP, aparece uma
UnsupportedCommOperationException. Suspeito que este modo não seja suportado
pelo driver para Windows de javax.comm.

Assim, não consigo obter dados de status da impressora tais como falta de
papel ou offline. O único feedback que tenho é quando faço:

mOs.write(str);

onde mOs é o outputStream para a porta paralela. Se a impressora não está
ligada ou não tem papel, somente depois de 5 minutos, aparece uma
IOException. Este foi o único modo que consegui usar para saber se existe
algum problema com a impressão, porém a resposta é muito lenta.

Alguém tem alguma dica sobre isto?

Obrigado
[]s
Luiz Arnaldo Bastos (Luca)