Luis, pessoALL da lista,

Seguem as respostas "in-line"

> Eu conheço o JDeveloper, e considero uma ótima ferramenta,especialmente para usar com Oracle. também acho o BC4J muito interessante.
Ótimo, é bom escutar as pessoas falando bem da ferramenta. :))

> Conceitualmente, é isso o que procuro. Porém tenho
> restrições a ele:
> - Acho que o BC4J não é open source, nem grátis...
> Então, mesmo sendo java, acabo ficando preso a um fornecedor (Oracle)

Bom, vamos esclarecer alguns pontos então:
1. O BC4J é 100% Java e XML, portanto, roda em qualquer container Java. O BC4J também é compatível com qualquer banco de dados padrão ANSI SQL92 - DB2, por exemplo. SQLServer eu não sei, a Micro$oft não é muito chegada a padrões. ;)

2. Para você trabalhar com o BC4J, apesar de ser possível editar manualmente todos os arquivos, você deve utilizar o JDeveloper. Por que?

Ora, cada vendedor quer oferecer um diferencial para a venda do seu produto. Portanto, o interessante aqui é a facilidade de você desenvolver aplicações em Java/OO rapidamente. Além disso, você tem direito a suporte técnico, evolução do produto, etc. Em contrapartida, sim, você de certa forma cai no tal do "vendor lock-in", ou seja, você ficará dependente do JDeveloper para desenvolver aplicações com BC4J (pelo menos até alguém desenvolver um addin pras outras IDEs e fizer um acordo comercial com a Oracle). Portanto é uma questão de escolha: ou você usa um framework que está altamente integrado com a sua IDE e facilita e muito o seu desenvolvimento, implementado vários design patterns do J2EE , ou fica "livre" e faz tudo na mão. A opção é sua. Como experiência própria, muitos clientes têm optado pela 1a. Agora, se você é uma "fábrica de software" talvez seja interessante desenvolver seu próprio framework - mas vou logo avisando, fazer um framework de aplicações e mapeamento O/R de qualidade, escalável e flexível é demorado, demanda profissionais extremamente capacitados e, mais importante, custa MUITO caro.

> - Nao sei se posso distribuir gratuitamente o BC4J
> ou se é preciso pagar algo, ou se só pode ser distribuido com banco Oracle, ou se o cliente precisa comprar o produto.

Você precisa apenas ter a licença de desenvolvimento do IDS (explico mais adiante); o runtime é livre. Antigamente era preciso comprar uma licença do Oracle9iAS.

O iDS (Internet Developer Suite) é um conjunto de ferramentas que a oracle disponibiliza para desenvolvimento web n-tier, e o JDeveloper vem nesse pacote. Infelizmente não há como comprar somente o JDeveloper. Em contrapartida, você ganha tudo o que você precisa (e o q não precisa, tb :)) ) para desenvolver aplicações web completas. Pelo preço, vale a pena. ;) . Bom, aí vc tem mais uma escolha - ou usa tudo de um mesmo vendedor, evitando problemas de integração, empurra-empurra de suporte-técnico ou parte para o "best-of-breed", o melhor de cada um em sua área. novamente, a escolha é sua.

> Mas num projeto específico que seja Oracle, em que o cliente tenha condicoes de investir, acho Developer/BC4J excelentes.

Olha, tem gente rodando o BC4J em um WebServer iPlanet acessando DB2. Portanto, você não precisa ser FULL ORACLE para utilizá-lo. Até porque o JDeveloper9i faz deployment automático para o Weblogic também.

> Só por curiosidade, vcs têm algo desenvolvido usando  Swing (no cliente) e BC4J? Que tipo de sistema?
Sim (aplicações financeiras, marketing, industrial, workflow) mas a maioria é web, por exemplo, o Portal Sophya é um Portal de e-Learning que utiliza BC4J, além de outras tecnologias como asp (arghh, fazer o que, né!) , cgi, etc. O "corpo" do Portal - Notícias, eventos, pesquisa, controle de acesso, instituições, está todo feito em cima do BC4J.

Essa é uma ótima discussão. Sintam-se a vontade para me mandar emails questionando ou reforçando os pontos expostos aqui.

[]s

Maiko

Yahoo! GeoCities
Tenha seu lugar na Web. Construa hoje mesmo sua home page no Yahoo! GeoCities. É fácil e grátis!

Responder a