On Tue, 19 Feb 2002, Donaldo Dagnone wrote:

>  testes white box: você vê o código <-feito pelo programador, é o tal depurar (o
>código);

        Na minha opiniao depuracao nao eh teste. Um programa sendo
depurado nao executa "aparentemente corretamente", logo nao eh liberado
pelo programadaor para uma fase de testes. Os testes caixa branca se
dividem em testes estruturais e testes baseados em erros. No brasil
existem algumas iniciativas de desenvolvimento de ferramentas para isso,
mas ainda em ambito academico (PokeTool/Teste Estrutural - Unicamp e
ProteuM/Teste de Mutantes - USP/UEM). As ferramentas que conheco trabalham
apenas com a linguagem C. Vale lembrar que este tipo de teste eh utilizado
apenas em sistemas que necessitam de alta confiabilidade, eu nao conheco
empresa no brasil que trabalhe com isso.

> testes black box: testa-se o executável <- feito por um "testador" propriamente;
>gera-se um relatórios sobreo todos os bugs; poucas empresas implementam;
> empresas que possuem este ferramental: rational, compuware, mercury etc.
> portanto podemos entender depurar como um tipo de teste (os de white box);

        Creio que o processo com teste caixa branca seja semelhante. Soh
que ainda estah engatinhando... Talvez daqui a uns 10 anos tenhamos acesso
a estas tecnologias que melhorarao, e muito, a qualidade e confiabilidade
de nosso software.

        Abracos

--
Alysson Neves Bessani
LCMI - Laboratorio de Controle e Microinformatica

 "If you're on your own in this life, the days and nights are long,
  when you think you've had too much of this life to hang on.
  ...everybody cries. And everybody hurts sometimes... So hold on..."
                                - R.E.M. "Everybody Hurts"