Caros amigos,

    alugns aqui já fizeram um sistema em Java que acesse banco de dados, certo?
    Eu ainda não consegui abstrair o seguinte: como fazer uma classe para acessar o BD e fazer o select e outra só para armazenar as informações. Ou pode ser tudo em uma só? Como é o correto?

   Outra coisa é como vincular um objeto a uma coleção, exemplo objeto pedido e itens de pedido? Vi em livro alguma coisa ma não entendi bem.

    Nos dois casos se alguém puder me enviar um exemplo dessas classes. Infelizmente eu só consigo captar as coisas através de exemplos. E para os espertos de plantão eu já RTFM, mas não compreendi bem e por isso estou pedindo ajuda.

    Um abraço amigo,

Jefferson Prestes