| 1. Nossos produtos seriam desenvolvidos em JAVA sob servidores Windows
2000 (é a melhor alternativa ?). Gostariamos do Windows pois a maioria de
nossos clientes já possuem Windows 2000 Server. Não queriamos ter um impacto
no custo de adquirir outro servidor.

Bom, se vc seguir as recomendações da Microsoft, note que o servidor
web/aplicação (provavelmente IIS) *não* pode ser o mesmo do servidor de SQL,
e nem o mesmo que autentica os usuarios. Logo, provavelmente terá que
adquirir outro servidor.

Outro detalhe importante é a politica de escalabilidade da Microsoft. Se vc
usa Win2000 Professional, ele suporta até 2 processadores. O Windows 2000
Server, se não me engano, apenas 4 processadores... Depois disso só o
Windows 2000 Advanced Server.

| 2. Tivemos informações de que o JAVA é mais "pesado". Informação verídica
?

Depende com o que voce compara. O desenvolvimento em .net requer *apenas*
2gb de disco para instalação. Java (SDK e J2EE), precisa mais ou menos 10%
disso.

Na hora de executar, na minha opiniao, Java requer bem menos recursos que
seus "similares" em ambiente Microsoft. Lembre-se q o IIS precisa do IE, que
precisa de 500 DLLs do windows rodando, que precisam de um monte de VXDs,
que precisam de ....

| 3. O que vcs me aconselhariam a utilizar ? Forte For Java ? iPlanet ... ?
(sobre o ambiente)

    Bom, se vc for pela opção de mercado, JBuilder para desenvolvimento
(particularmente fico com o NetBeans, principalmente pelo preço). Como
Application Server, se for desenvolver J2EE, eu ficaria com o OrionServer
(http://www.orionserver.com). É mais barato que WebLogic, WebSphere, etc.
(U$1500,00). E basicamente é a mesma versão do Oracle Application Server 9i.

    Espero ter ajudado...

.: marcelo :.