Um monte de editores de texto (GNU Emacs, ViM, jEdit, dos que eu
conheco), e um outro monte de ferramentas (veja www.freshmeat.net) pinta
a sintaxe de codigo fonte para arquivos HTML. Em alguns casos, e' facil
de adaptar a geracao de codigo com syntax highlighting num servlet ou cgi.

Se precisar de mais informacao, de um toque, ok?
[]'s
-CV