O comando SQL será processado por um dos SGBD, que a princípio só conhece a estrutura de dados que ele está gerenciando. Apesar da linguagem SQL ser "padronizada", a estrutura interna e gerenciamento das tabela são proprietários.

Se Vc. conseguir acessar essas tabelas como EJBs através do J2EE e abstrair a camada de persistencia, pode-se utilizar o EJBQL para para fazer o join dessas entidades/tabelas.

Roberto Tatemoto

PS: O EJBQL é um subset do SQL (tem só o select). Para maiores detalhes do EJBQL