Aplicações em Intranet atuais estão orientadas a um conceito: thin-clients
(clientes "magros"). Isso significa que os usuários do sistema querem estar
"liberados" de instalações de aplicativos clientes (com as conseqüentes
re-instalações e manutenções) e dores de cabeça correlatas.

  Navegadores web são a aplicação cliente perfeita. São versáteis, sua
operação básica é conhecida da maioria dos usuários, e... já estão prontos!
vc. não terá que escrever rotinas de impressão, por exemplo.

  Sua melhor escolha, eu creio, é basear sua aplicação em Servlets/jsp,
centrando tudo em único servidor. Use HTML e JavaScript ajudar na construção
da interface com o usuário.

  Se houver possibilidade, prefira hospedar sua aplicação em um ambiente
Linux ou FreeBSD (ótimo desempenho!), utilizando o servidor Web apache e o
container Servlet/JSP Jakarta-Tomcat (a versão 1.3 é  mais simples de usar),
caso um banco de dados esteja envolvido, vc. pode usar o MySQL no mesmo
servidor, com um drive jdbc encontrado em www.mysql.com.

  Perceba que, com essa configuração, seu custo em produtos e licenças está
em ZERO: SO gratuito, Servidor, container e banco de dados gratuitos e
Open-Source. Todo o custo de projeto estará centrado em mão-de-obra.
Considere a possibilidade de discutir com a empresa a contratação de um
admin de rede especializado em sistemas UNIX-Like. E (por que não?) vc como
admin da intranet.

                                                  ()s.
                                                         Sreng.

>From: Márcio Ubiratan <[EMAIL PROTECTED]>
>To: "SouJava" <[EMAIL PROTECTED]>
>Subject: [java-list] Intranet
>Date: Wed, 20 Mar 2002 14:06:29 -0300
>
>Pessoal,
>
>sou iniciante na linguagem e recentemente recebi uma proposta de fazer uma
>intranet em Java. Qual caminho devo seguir, swing, Servlet, JSP ?
>
>Alguém poderia me dar uma dica.
>
>Um abraço à todos.
>
>Márcio Ubiratan
>(011)3822-3443

O MSN Photos é o jeito mais fácil de compartilhar e imprimir as suas fotos:
http://photos.msn.com.br/support/worldwide.aspx