Ricardo,

Antes é bom lembrar que nesta época eu estava usando o M$ SQL Server 97, mas sei que também funciona no 2000, em outros SGBDs eu não testei.

O que eu usei para a pesquisa fonetica foi o seguinte:

SELECT * FROM CADASTRO WHERE SOUNDEX(RUA) = SOUNDEX('ENRIQUE')

Ou seja, estou selecionando na coluna rua todos os registros que tem o som parecido com enrique.

se voce executar o comando: select soundex('henrique'), soundex('enrique'), soundex('enrike')

o resultado sera: H562, E562, E562 respectivamente, ou seja, a unica coisa que foi diferente foi a primeira letra.

Então, o meu técnico usou uma função daquelas que elimina a primeira letra da string e comparou o resto....

Bom, se eu estou procurando uma rua com o nome  de Henrique, posso digitar inrique, inrike, enrique, e todas as outras variações cujo som seja o mesmo.

Se você consultar a documentação de SOUNDEX você verá como isto funciona por trás.

Espero ter ajudado.

Um abraço

William Leles S. Costa
CSR - UFMG