primeiro vc precisa configurar o postgres para aceitar conexoes TCP

depois vc pega o jdbc correspondente a versao do seu postgres e coloca no
diretorio WEB-INF/lib da sua aplicacao

depois eh soh abrir a conexao:

      Connection c;
      Statement s;

      try
      {
          Class.forName(request.getParameter("driver_do_posgres"));
          c = DriverManager.getConnection("url_do_jdbc", "login_no_banco",
"pass_do_banco");
          s = c.createStatement();
      }
      catch (SQLException e)
      {
         System.out.println("Erro conectando a BASE: " + e);
      }

basicamente eh isso

t+

 .''`.
: :'  : Debian User
`. `'`
  `-

/"\
\ /
 X   ASCII RIBBON CAMPAIGN - AGAINST HTML MAIL
/ \  CAMPANHA DA FITA ASCII - CONTRA MAIL EM HTML

      Linux ... a nice place to live
* Alex Eduardo Chiaranda                  *
* mail: [EMAIL PROTECTED]                   *
*       [EMAIL PROTECTED]             *
*       [EMAIL PROTECTED]        *
* Pagina => http://www.eep.br/~aechiara   *
* ICQ => UIN 13070511                     *
* 4o Ano de Ciencia da Computacao         *
* Escola de Engenharia de Piracicaba      *
* Piracicaba - SP                         *