Olá Marcelo Marcelo, vulgo MMs...bricadeirinha.

http://www.sun.com.br/service/educacao/certificacoes/java_overview.html
no site da SUN/Brasil você tem todos os passos para certificação programador
JAVA ou Desenvolvedor ou Arquiteto...
Basicamente Programador SL110;SL210;SL275.
            Desenvolvedor SL275;00226;sl285.
            Arquiteto SL425.

Posteriormente você poderá acrescentar outros treinamentos que te
darão suporte ao desenvolvimento corporativo J2EE, como
FJ330;SL310;SL351;SL315...

Se você mora em S.Paulo a FastTraining Educational Center
www.fstg.com.br, parceira SUN está com boas condições de preços e pagamentos
para JAVA, milagre, pois os cursos normalmente são tremendamente caros, e
voltados para empresas. Estou fazendo para certificação Desenvolvedor, e
recomendo.

Qualquer duvida você pode procurar a SUN 0800-5577863

OK !?

Qualquer duvida retorne.

[EMAIL PROTECTED]