Olá Rafael...
Para quem tem interesse em tirar certificação
o melhor caminho é o básico...
O livro que você está usando embora seja muito bom e
de um apanhado geral sobre o JAVA e seus modulos, não
aprofunda nos conceitos básicos do JAVA.

São 3 niveis de certificação:
1 - Programador JAVA - cursos SL110;SL210;SL275
É voltado para quem nunca programou em JAVA.

2- Desenvolvedor JAVA - cursos SL275;00226;SL285
Para quem está familiarizado com a estrutura básica e a sintaxe em JAVA e
quer aprofundar-se mais nos conceitos.

3 - Arquiteto JAVA - curso SL425;
Direcicionado para arquitetos corporativos, responsaveis por projetos
de aplicações.

Não existe um caminho melhor...mas eu considero que
trabalhar com o material da SUN seja o mais coerente.

Primeiramente é importante que você se familiarize com o Paradigma da
Orientação a Objetos, não dá para programar em JAVA sem esse conhecimento.
Existe um site que fornece material de um livro inteiro gratuitamente e
testes, que desenvolve OO em JAVA.

www.tarcisiolopes.com
Desenvolvendo com JAVA2 para Iniciantes.
O cara é bom...

E se você procurar bem encontrara sites de Universidades em que os
professores disponibilizam material, e são boas fontes de consulta.

Para certificação é importante estar bem preparado nos conceitos de
JAVA e teoria, teoria e teoria...

O livro Complete JAVA 2 Certification - Simon Roberts, Philip Heller,
Michael Ernest - SYBEX; É um livro muito bom para quem está se preparando.
Pelo que sei o Sr. Simon Roberts, foi o cara que escreveu
os testes para SUN.

Mas a minha dica pessoal, não seja um codificador, um cara que

acha que sabe programar apenas por juntar codigos.

Não se entusiame com JFC ou APPLETS ou JSP, sem que você tenha

um bom dominio do básico. É extremamente importante que O.O. esteja

bem incorporado ao seu modo de pensar, se não, você acabará por

desenvolver JAVA usando o modelo de programação estruturada ou por

eventos, e ai você entrará pelo cano.

Frase do dia: O MUNDO É OO !!!

Tenho certeza que você encontrará apoio na lista,

tem gente muito boa e boa nesta lista, que está afim de ajudar mesmo.

Abraços, Silvio.

>From: "Rafael" <[EMAIL PROTECTED]>
>To: <[EMAIL PROTECTED]>
>Subject: [java-list] certificação Java
>Date: Sun, 19 May 2002 21:29:00 -0300
>
>Alguém poderia me mandar o endereço de onde eu encontro o material a ser
>estudado para certificação em JAVA, e gostaria de saber se ajuda o livro
>que estou lendo "Java Como Programar ", ou existe coisa melhor. Obrigado
>desde já.

Envie e receba emails com o Hotmail no seu dispositivo móvel:
http://mobile.msn.com