Pessoal, já abri o server.xml na pasta "conf" no diretório CATALINA_HOME do
Tomcat 4.0 e adicionei mais um Context para "/examples" para pelo menos ver
o exemplo de uso de aplicação que vem junto com o Tomcat. O próprio
index.html no ROOT (leonardo:8080 - eu mudei) tem um link para o
"examples/jsp" que não abre DE JEITO NENHUM!!! "Erro 404"...

Esse negócio de XML é muito complicado, é muita TAG diferente... a
matemática só é complicada quando não se tem uma explicação que a torne
fácil... assim eu peço que alguém, se puder, possa me dar uma explicação que
torne esse negócio de XML para este padrão J2EE agradável de se mexer.

Obrigado, e desculpem meu desabafo :-) Aqui neste fórum sei que há pessoas
capacitadas e de boa vontade para auxiliarem os novatos, como eu.

Leonardo Pereira.