Cassio,

        Só para eu entender, você tem um HTTP Server (Apache), Servlet Container
(Resin), EJB
Server (JBoss), a máquina tem 512 MB de RAM, você pode enviar a quantidade de
memória, process/threads existem no ambiente logo em seguida à execução?

        Você pode enviar um ps -efww (logo em seguida da inicialização dos servers), e
outro
ps -efww nos momentos de crise para a lista, de preferência na enterprise-list?
        Os EJBs são na maioria Sessions ou Entities ?
        Você pode exemplificar um pouco da arquitura ?
        É realizado o cache de homes?, os dados dos EJBs trafegam pela rede através de
VOs
apenas?, O resin está na mesma JVM do JBoss?

Abraços

Claudio Miranda

Assim poderemos ajudar mais.