Olá, lista.

São tantas especificações que eu já estou perdido.

Fiz uma aplicação simples para envio de mensagens na rede da empresa e
gostaria de, quando o usuário A enviar uma mensagem para o usuário B,
que na tela de B estampasse um JOptionPane informando haver uma nova
mensagem de A.

Estou usando o MySQL para gravar as mensagens e os dados dos usuários.

Distribuí um jar para cada usuário. Não fiz nenhuma aplicação diferente
no servidor. Imaginei que poderia implementar neste único jar, as
funções de servidor e cliente (alternadamente) para cada um poder se
comunicar com o jar do outro usuário. Importante lembrar que não vou
enviar a mensagem em si para o usuário, somente avisar que há uma nova
no banco. É conecta, avisa, desconecta.

Vocês poderia sugerir qual a melhor maneira de fazer isto? Usando
sockets, rmi, jms, ou o quê?

Obrigado.