Qual o tipo do driver jdbc (tipo 1 ou 2) ?
        Como você configura a URL e Driver ?

        Se for o tipo 2, você precisa instalar o cliente db2 para linux (veja a
documentação
que acompanha). E o usuário onde foi instalado o cliente db2 é que deve ser o owner
do processo java.

        Se for do tipo 3, é necessário iniciar um daemon do db2, 'db2jstrt'

[]s

Claudio Miranda