Ola,
para que determinada exception seja ignorada, simplesmente nao mande o
programa terminar. Por exemplo,

try {
        // codigo de conexao
        // executar query etc...
catch (SQLException e) {
        // apenas mostre msg informando o erro
}

// programa continua

de fato, vc nao eh obrigado a informar algum erro, mas eh obrigado
a tratar a exception. POREM, se o codigo que vc quer continuar a
executar esta dentro do mesmo try-catch onde estao os codigos
de manipulacao do banco de dados, ( como no exemplo acima ), ai
nao vai ter jeito, ja que ao pegar um erro o Java transfere
o controle do programa para a parte do catch().
        Pelo pouco de experiencia que tenho, foi isso que posso
concluir ate agora.

[]'s
Rafael Steil