Everson, o PHP eh de longe muito mais facil de aprender, e eh uma excelente
ferramenta para desenvolvimento web. Para mexer com JSP voce precisara de uma base
relativamente boa em Java antes de mais nada, e o desenvolvimento eh mais demorado
e complicado, principalmente para quem esta comecando agora. Claro que nao gosto
muito de comparar ambas diretamente, cada uma tem suas proprias caracteristicas
marcantes. Com JSP, por exemplo, eh possivel fazer uso da excelente e enorme base de
objetos
existente para Java etc.  Eu nao me preocuparia com disponibilidade a curto prazo, mas
sim
a medio-longo. Um outro ponto que talvez faca diferenca na hora de decidir eh que, ao
aprender somente PHP, voce sabera apenas PHP. Mas ao aprender JSP, voce ira diretamente
estar aumentando seus conhecimentos em Java e outros conceitos relacionados.
        A minha sugestao pessoal seria que voce desse uma olhada em ambas e tirasse
suas proprias conclusoes. Na duvida, aprenda - e domine, ambas tecnologias. :)

[]'s
Rafael Steil
--
p.s: programo em PHP a um bom tempo ja, e posso afirmar que vale realmente a pena
investir conhecimento nele... tambem!